Andorinha-do-mar-comum - Common tern

Sterna hirundo





ORDEM: Ciconiiformes
FAMÍLIA: Laridae
GÉNERO: Sterna
ESPÉCIE: S. hirundo
Ave de tamanho médio, 20 a 36 cm de comprimento, que no nosso território é migradora de passagem e invernante. É uma ave durante as passagens migratórias, comum, mas muito raro como nidificante e durante o Inverno. Os períodos de passagem, quer para os locais de reprodução, na Europa Setentrional e Ocidental, quer para as zonas de invernada na costa atlântica de África, desde a Mauritânia à Guiné, são os momentos em que com mais facilidade se observam.
Habita em zona costeiras, estuários, salinas e lagoas costeiras. Alimenta-se principalmente de pequenos peixes e às vezes de crustáceos e insectos. Obtém o alimento com mergulhos na água em voo picado e voos rasantes, sempre com um voo forte, proporcionando momentos fantásticos de observação, como foi o caso deste indivíduo.
Reproduz-se entre Maio e Julho. Faz uma postura com 2 a 3 ovos de cor creme e manchas pretas, com incubação de 20 a 23 dias. As crias são activas e penugentas e fazem o seu primeiro voo entre os 24 e os 28 dias. O ninho é uma cavidade nua, a descoberto, no chão.
(Fotografado em: 15.09.2008)
(Localização: 41°30'40.64"N - 8°45'56.50"O)

Espécie 97
EN