Doninha - Weasel

Mustela nivalis





Este Mustelídeo, é o mais pequeno carnívoro existente no nosso País, e de difícil observação.
Os machos têm um comprimento que varia entre 18-27 cm e a cauda entre 5-6.5 cm e pesam cerca de 70-170 gr. Já as fêmeas são mais pequenas e medem entre 16-19 cm, têm 4-5.5 cm de cauda e 40-90 gr de peso.
Existe na América do Norte, na maior parte da Ásia e no Norte de África. Na Europa, está apenas ausente na Irlanda, Córsega e Islândia. Para combater as pragas de coelhos e roedores, foi introduzida na Nova Zelândia e na Austrália. Em Portugal é uma espécie comum e tem uma distribuição uniforme de norte a sul do país.
Desde que tenha abrigo e presas, vive numa grande variedade de habitats, desde pastos até florestas e zonas montanhosas . Os campos agrícola, sobretudo aqueles que se encontram separados por muros de pedras, são o seu espaço preferido. Geralmente são animais solitários e activos tanto de dia como de noite. Os mamíferos são a sua principal dieta, nomeadamente os roedores. As aves, répteis e ovos podem também ser consumidos.
É em Fevereiro que se inicia a época de acasalamento, nascendo as crias entre Abril e Maio após um período de gestação que varia entre os 34 e os 37 dias. Normalmente nascem 4 a 6 crias, que são amamentadas durante um mês e meio, sendo que só a progenitora participa nos cuidados parentais. As crias estão preparadas para caçar ao fim de 8 semanas, deixando a família entre a 9ª e a 12ª semana. Atingem a maturidade sexual entre os 3 e os 4 meses. Quando as presas são bastante abundantes, pode haver um segundo período reprodutor no final do Verão.
Faz o ninho, com frequência, em tocas e galerias de roedores que previamente captura, utilizando a pelagem das presas para criar mais conforto na toca.
(Fotografado em: 31.08.2008)
(localização: 41°30'36.35"N - 8°45'52.03"O)

Espécie 96
LC