Gaio - Jay

Garrulus glandarius



ORDEM: Passeriformes
FAMÍLIA: Corvidae
GÉNERO:
Garrulus
ESPÉCIE: G. glandarius
Esta linda ave da família Corvidae, é o corvídeo mais colorido da família. Tem um comprimento que varia entre os 32 e os 36 cm de comprimento e uma envergadura dos 50 ao 56 cm.
É difícil de observar mas fácil identificar, quer pelas suas cores quer pelo seu canto áspero e pala imitação que faz de outras aves.
Em Portugal é comum e residente em todo o país, mas mais frequente no norte e centro do que no sul. Habita em quase todo o tipo de florestas mas, no entanto, tem preferência pelas florestas de carvalhal, local onde encontra a sua alimentação preferida, as bolotas, que vai armazenando para o Inverno enterrando-as no chão e, assim, vai mantendo um stock de alimento para as alturas de mais escassez, fazendo desta, uma das aves com mais memória visual.
A sua alimentação é varia entre as larvas de borboleta e escaravelhos, as bolotas, frutos e sementes, e às vezes crias de outras aves.
Constrói o ninho em forma de taça numa bifurcação de um ramo de árvore.
Faz uma postura entre Abril e Maio com 5 a 7 ovos verde-claros e manchas castanho-claras. A incubação tem a duração de16 a 17 dias, as crias indefesas e nuas fazem o seu primeiro voo entre os 19 e os 20 dias.
(Fotografado em: 18.09.2008)
(Localização: 41°29'58.97"N - 8°45'53.27"O)

Espécie 98
LC