Lagarto-de-água

Lacerta schreiberi



Juvenil
ORDEM: Squamata
FAMÍLIA: Lacertidae
GÉNERO:
Lacerta
ESPÉCIE: L. schreiberi
Lagarto de tamanho médio e aspecto robusto, que pode atingir 125 mm de comprimento cabeça-corpo. Possui uma longa cauda que pode medir até duas vezes o tamanho do corpo. Padrão de coloração dorsal variável, podendo apresentar tons esverdeados a amarelados com um ponteado negro relativamente denso e uniforme, a tons acastanhados com grandes manchas escuras. Ventre amarelado com ou sem pigmentação escura, podendo apresentar na zona da garganta tonalidades azuis durante a época de reprodução e esbranquiçadas no resto do ano.
É uma espécie normalmente activa desde Fevereiro/Março até Outubro, altura em que começa um período de repouso invernal. A maturidade sexual é antigida com comprimento cabeça-corpo de 86 a 90 mm e com idades compreendidas entre os três e quatro anos de idade. A longevidade máxima detectada é de oito anos. A sua alimentação é baseada em pequenos invertebrados, em especial mosquitos, moscas, gafanhotos e escaravelhos. Ocasionalmente, inclui também frutos silvestres. Entre os seus principais predadores, destacam-se diversas aves de rapina (peneireiro-vulgar e águia-de-asa-redonda), cegonhas e, mais esporadicamente, alguns mamíferos, como a gineta e a lontra. A fuga, a camuflagem entre a vegetação e a capacidade de libertar a cauda voluntariamente quando ameaçado, constituem os seus principais mecanismos de defesa contra os predadores.
Ocorre nas zonas relativamente húmidas, encontrando-se associado a habitats próximos de cursos de água com coberto vegetal denso. Habita preferencialmente os vales agrícolas, típicos das áreas montanhosas do norte do país, em locais onde o estrato arbóreo das margens é dominado por espécies como o amieiro, o vidoeiro, o castanheiro, e o carvalho-alvarinho. Encontra-se desde o nível do mar até aos 1775 mt de altitude, nas Serra da Estrela.
(Fotografado em 2006)
(Localização: 41°30'16.15"N - 8°46'27.31"O)
Espécie 22
LC