Sapo-de-unha-negra

Pelobates cultripes


ORDEM: Anura
FAMÍLIA: Pelobatidae
GÉNERO:
Pelobates
ESPÉCIE: P. cultripes
Sapo relativamente grande, de aspecto robusto, que mede em regal entre 60 a 80 mm de comprimento total, e pode alcançar os 100 mm. Focinho arredondado, olhos grandes, muito proeminentes, com pupila vertical e íris prateada, dourada ou verde claro com pigmentação escura. Tubérculo metatarsiano muito desenvolvido, apresentando a forma de uma unha ou espora negra. Pele lisa e brilhante, com excepção da parte superiora da cabeça, onde apresenta uma aspecto rugoso. Coloração dorsal muito varivel, podendo apresentar tonalidades esbranquiçadas, amareladas, esverdeadas ou acastanhadas, com ou sem manchas. Estas manchas, acastanhadas ou esverdeadas, são mais escuras do que o fundo e forma um padrão quase sempre irregular. A presença de uma unha ou espora negra nas extermidades posteriores torna esta espécie inconfundível.
Possui hábitos estritamente nocturnos, passando o dia enterrado em buracos que escava com as fortes unhas negras dos membros posteriores. Nas zonas mais frias da sua área de distribuição, passa por um período invernal mais ou menos prolongado, enquanta que em algumas regiões do sul permanece activo durante todo o ano. O seu período reprodutivo está fortemente dependente das condições atmosféricas, em especial da ocorrência de percipitação. A maturidade sexual é atingida por volta dos três anos de idade e, normalmente, a sua longevidade é de cerca de 10 anos. Em cativeiro podem alcançar os 15 anos de idade. A sua alimentação consiste, essencialmente, em escaravelhos, lesmas, formigas, minhocas, gafanhotos, borboletas, mosquitos e larvas de insectos. Os seus principais predadores são as cobras-de-água, diversas aves como a coruja-das-torres, o mocho-galego, o papa-ratos e o milhafre preto e alguns mamíferos.
Encontra-se fortemente associado a locais de solo pouco compactado, como zonas arenosas, dunas costeiras, campos de cultivo, pastagens e zonas planálticas. Em Portugal ocorre desde o nível do mar até aos 800 mt, em Miranda do Douro. Ocorre principalmente no Sul e Centro do país, estendendo-se a Norte por uma estreita faixa fronteiriça. Encontra-se também ao longo da costa até Esposende e, ainda, em pequenos isolados populacionais.
(Fotografado em 2005)
(Localização: 41°32'0.19"N - 8°47'27.19"O)
Espécie 21
LC