Merganso-capuchinho - Hooded Merganser

Lophodytes cucullatus



O Merganso-capuchinho concentra-se em regiões florestais, com grandes lagos, no estado do Mississipi, nas épocas de Inverno, a Costa Pacífica da Califórnia e a área costeira de Delaware (Texas), são os habitats por excelência.
O ninho é normalmente feito em zonas húmidas. No tipo de floresta usada para a construção do ninho predomina o algodão, o carvalho, cipreste e outros, dependendo da área geográfica.As fêmeas seleccionam o local do ninho, geralmente numa cavidade em árvores vivas ou mortas. As cavidades são habitualmente construídas a cerca de 2 metros do chão.
A postura é feita logo que o ninho esteja concluído e varia entre os 7 e os 15 ovos, entre fins de Fevereiro e fins de Junho, dependendo da latitude, embora a maioria das procriações ocorra em Março e Abril.A incubação começa depois da postura de todos os ovos. O macho abandona a fêmea logo após esta fase. A fêmea incuba cerca de um mês, e durante este período perde cerca de 8-16% do seu peso. Geralmente, os ninhos são abandonados 24h após a eclosão dos juvenis. Existe muito pouca informação sobre os cuidados paternais após a respectiva eclosão.
Levantam voo correndo na água, e apresentam uma batida de asa rápida durante o voo. Pousam em altas velocidades e são vistos, com frequência, a esquiar na água aquando da aterragem. São exímios mergulhadores mantendo as asas junto ao corpo, impulsionando-se, dentro de água, com as pernas.
Estas aves alimentam-se em habitats aquáticos, tais como charcos, ribeiros, riachos, lagos, rios e florestas inundadas.
As suas primeiras refeições incluem insectos, peixe e crustáceos.
Este indivíduo possui um anilha que sugere ser originário da Holanda, e portanto será uma fuga de cativeiro. A nossa zona tem sido paragem para muitas espécies nestas condições.

(Fotografado em: 25.08.2008)
(localização: 41°30'51.12"N - 8°46'16.14"O)

Espécie 94