Cobra-de-água-viperina

Natrix maura





Esta serpente, muito comum, tem um tamanho médio que varia entre os 65 e os 70 cm, mas podendo alcançar os 130 cm.
As fêmeas normalmente atingem um tamanho maior do que os machos, sendo que estes muito raramente ultrapassam os 70 cm e têm a cauda mais comprida.Tem hábitos diurnos, apesar de no Verão, nos dias mais quentes, ser avistada no crepúsculo e à noite.
O seu habitat são os lagos, cursos de água, charcos, pântanos. Como tolera bem água com níveis altos de salinidade, também ocorre em paúis costeiros e outros locais com águas salobras.
Hiberna entre Novembro e Fevereiro, e é activa no resto do ano. A sua actividade desenvolve-se tanto em terra como na água, sendo no entanto predominantemente aquática, tornando-se menos ágil e mais lenta em terra.
Reproduz-se entre Março e Maio, a postura é feita entre Junho e Julho, com 4 a 32 ovos, que são colocados debaixo de pedras, entre raízes de arbustos ou entre restos de vegetais em decomposição. As crias nascem entre Agosto e Outubro.
A longevidade desta cobra pode ir até aos 20 anos.
Alimenta-se de anfíbios, peixes pequenos e invertebrados. Por vezes também se alimenta de pequenos mamíferos e répteis. Os seus principais predadores são, a Cobra-rateira, a Garça-real, diversas aves de rapina, a Lontra e Ouriços.
Quando é ameaçada pode fazer-se de morta e libertar uma secreção nauseabunda. Como mecanismo de defesa expande a cabeça, dando-lhe uma forma triangular, emite silvos e projecta a cabeça ameaçando morder. Este comportamento aliado ao seu padrão de cores e formas, faz com que nestes momentos se assemelhe a uma Víbora. No entanto muito raramente morde e não é venenosa.
(Fotografado em : 24.08.2008)
(Localização: 41°30'41.97"N - 8°46'0.07"O)

Espécie 93
LC