Pica-pau-malhado-grande - Great Spotted Woodpecker

Dendrocopos major
ORDEM: Piciformes
FAMÍLA: Picidae
GÉNERO:
Dendrocopos
ESPÉCIE: D. major
Mais uma vez peço desculpa pela qualidade da foto, mas como é a primeira vez que tive oportunidade de fotografar esta espécie, não quis deixar de partilhar, apesar de a fotografar a 700mm, com foco manual e sem tripé. A ave só me deu uns segundos para fotografar... Fica aqui só pelo registo da sua presença. Vamos ver se a consigo apanhar melhor, agora que sei por onde anda!
Esta linda ave com 23 a 26 cm de comprimento e 38 a 44 cm de envergadura, existe em todo o território nacional. A observação não é muito fácil porque está sempre alerta e é muito cautelosa. As áreas com abetos e pinheiros são as suas preferidas para reprodução já que as sementes das coníferas são um alimento muito importante, sobretudo no Inverno. A sua alimentação principal, para além das sementes, são os insectos, que procura por baixo das cascas de pinheiro, e por vezes também consome ovos e crias de outras aves.
O seu ninho é feito num buraco de árvore, entre os 3 e os 5 metros do solo, com um diâmetro na entrada de 5 a 6 cm, e por vezes com pedaços de madeira no fundo.
A sua postura é feita entre Maio e Junho, de 4 a 7 ovos brancos e com incubação de 16 dias.
As crias são nuas e indefesas e fazem o seu primeiro voo entre os 18 e os 21 dias.
(Fotografado em: 06.07.2008)
(Localização: 41°29'48.22"N - 8°46'16.88"O)
Espécie 82
LC