Tritão-de-ventre-laranja

Triturus boscai
É um Tritão pequeno, as fêmeas com 70 a 90 mm e os machos com 65 a 75mm. As larvas têm um comprimento de 20 a 30 mm.
Esta espécie pode permanecer na água todo o ano em algumas regiões, mas normalmente tem uma fase aquática que coincide com a época da reprodução e uma fase terrestre. Pode passar por fases de inactividade tanto no Inverno como no Verão, escondendo-se por baixo de pedras ou no fundo de habitats aquáticos.
Conforme as variações de latitude e altitude, a época de reprodução estende-se de Novembro a Julho. Nas zonas mais baixas e quentes mais cedo e nas zonas de montanha e mais frias, só depois de Abril se encontram os Tritões na água.
A maturidade é atingida entre os 2 e os 4 anos de idade, e sua longevidade pode ir até aos 9 anos na fâmea ou 6 anos no caso do macho.
O comportamento de cortejamento do macho é muito complexo e interessante de observar.
Os ovos, 100 a 250, aderem a plantas aquáticas, folhas ou outros objectos debaixo de água e a postura ocorre durante vários dias. Os locais escolhidos para a postura são normalmente locais onde a água tem uma corrente fraca ou está mesmo parada, com alguma vegetação aquática.
As larvas eclodem entre os 10 e os 20 dias. O seu período larvar depende muito de factores como a temperatura da água e a quantidade de alimento disponível.
Na fase aquática quer as larvas quer os adultos têm a mesma alimentação, pequenos invertebrados aquáticos. Na fase terrestre, as minhocas e as lesmas são o seu alimento preferencial. Os adultos são predados, sobretudo, por cobras. As larvas servem de alimento a larvas de libelinha (terríveis predadores), a salamandras e ao Tritão-marmorado.
Como meio de defesa, a fuga é o mais usado e conta também com secreções tóxicas que liberta das glândulas cutâneas.
(Fotografado: 2006)
(Localização: 41°30'16.65"N - 8°45'59.32"O)
Espécie 81
LC