Ouriço-cacheiro

Erinaceus europaeus


Parte superiora do corpo coberta por espinhos brancos-pardacentos. Cabeça e zona abdominal revestidas por pêlos ásperos. A cauda, que mede 2-5 cm, está escondida sob os espinhos.
Distribui-se por toda a Europa, excepto o Norte da Escandinávia e a Islândia. Os seus habitats preferidos são as orlas dos bosques com muitas moitas, os parques urbanos e os jardins. Na montanha dá-se até aos 2000 metros.
Vespertino e nocturno, mas os jovens também têm actividade diurna. É um animal solitário e trepa surpreendentemente muito bem. Refugia-se durante o dia em moitas frondosas ou debaixo de pedras ou montes de lenha e também em jardins. Constrói um ninho fofo, com feno e folhas secas, e, em latitudes temperadas, hiberna desde Outubro até Abril.
Alimenta-se de insectos, minhocas, caracóis, pequenos ratos, rãs, ocasionalmente serpentes, bagas silvestres e, no Outono, também a fruta caída das árvores.
Gestação de 5-6 semanas, 1-2 partos por ano, com 4-7 crias cegas e surdas (nidícolas). São amamentadas durante 3-4 semanas e tornam-se independentes ao mês e meio de vida. O macho não participa nos cuidados dispensados às crias.
Os espinhos são pêlos transformados e um ouriço-cacheiro adulto possui entre 4000-8000. em geral dobrados para trás. Se se assusta, eriça-os com a ajuda de uma robusta musculatura que cobre toda a zona dorsal. Consegue ao mesmo tempo esconder rapidamente a cabeça e as patas debaixo deste "capacete". O animal adopta então a forma de uma bola coberta de espinhos eriçados, evitando assim que qualquer inimigo o possa atacar.
(Fotografado em 2006)
(Localização: 41°30'39.23"N - 8°45'59.73"O)
Espécie 24
LC