Noitibó-cinzento - Nightjar

Caprimulgus europaeus




















Esta ave com hábitos crepusculares e nocturnos, tem um comprimento que varia entre os 24 e os 28 cm e envergadura de 52 a 59 cm.
Visita-nos do Verão e Inverna em África.
O seus habitats de preferência são áreas com arvoredos dispersos, pinhais abertos com clareiras e de terrenos arenosos, zonas pantanosas secas e pode ser observado até desde o nível do mar até aos 800-1000 mt de altitude. Algumas áreas onde estas aves habitam foram florestadas e esta acção traduz-se numa perda de habitat.
Normalmente, durante o dia, repousa em árvores sendo bastante difícil a sua detecção, pois achata-se sobre os ramos e com as cores das suas penas e a sua imobilização, fica completamente camuflado.
Durante o período de nidificação dormem de dia no solo ou no ninho.
O ninho é uma cova nua feito em zonas abertas ou sob vegetação, no solo, em clareiras no meio de arbustos.
Faz duas posturas, com 2 ovos brancos com pintas castanho-claras e a incubação tem a duração de 18 dias e as crias activas e penugentas fazem o seu primeiro voo entre os 16 e os 18 dias.
Alimenta-se de insectos e, no crepúsculo e à noite, podem-se observar nos seus voos acrobáticos enquanto caça.
Emite um som que se assemelha muito com o som das Relas.
A sua população, infelizmente, está em declínio e tem o Estatuto de Conservação de Vulnerável.
Esta captura fotográfica, apesar de não ser nada de especial em termos de qualidade fotográfica, representa muito para mim, pois há uns anos que o tento apanhar aqui na nossa zona. Mais uma vez resulta de uma expedição nocturna, pelo meio do pinhal, tendo como companhia o Jorge Silva e o seu irmão Ivo.
(Fotografado em: 01.06.2010)
(Localização: 41°31'15.90"N - 8°46'58.87"O)
Espécie 149
VU