Coruja-do-nabal

Asio flammeus



ORDEM: Strigiformes
FAMÍLA: Strigidae
GÉNERO: Asio
ESPÉCIE: A. flammeus
De todos os mochos e corujas que ocorrem em Portugal, esta é a que tem hábitos mais diurnos. É uma espécie rara, Migradora de Passagem e Invernante, que pode ser observada entre Novembro e Março. As aves que nos visitam chegam da Europa Central e do Norte.
Na nossa área é muito pouco comum.
Esta ave foi fotografada numa zona húmida, que é o seu habitat por excelência, e pode ser observada a caçar, com alguma facilidade, permitindo imagens magníficas. Os seus voos rasantes, os mergulhos sobre as presas, os pousos no chão, podem ser observados com frequência.
Estas fotos foram obtidas sem abrigo e em condições de luz muito difíceis, mas se este indivíduo ficar por cá mais uns tempos, estou convencido que com recurso a abrigo se poderão fazer fotos de muita melhor qualidade.
A sua distribuição é muito localizada e a sua abundância depende da disponibilidade de alimento, pequenos roedores e também insectos aquáticos.
Não se sabe muito sobre a sua conservação no nosso País mas, no entanto, sabe-se que tem sofrido um forte declínio na Europa, quer por destruição do deu habitat, quer por perseguição directa. Aliás, em Portugal, sabe-se que é abatida com relativa frequência por caçadores que caçam nas zonas húmidas. A sua pouca timidez que permite aproximações com alguma facilidade e o seu comportamento que faz com que levante voo quase no último momento, facilitam o seu abate por gente sem escrúpulos.
Os espaços abertos das lezírias, os sapais e caniçais, os juncais, terrenos alagadiços e de cultivo, são áreas de Invernada onde podem ser observadas.
O seu ninho é uma depressão no solo e entre Abril e Junho faz uma ou duas (ocasionalmente) posturas com 4 a 8 ovos brancos.
A incubação tem a duração de 24 a 28 dias e é feita quase exclusivamente pela fêmea.
As crias são indefesas e penugentas e fazem o seu primeiro voo entre os 22 e os 27 dias de vida, embora com alguma frequência abandonem o ninho mesmo antes de saberem voar.
(Fotografado em: 07.12.2009)
(Localização: 41°30'37.71"N - 8°45'55.82"O)

Espécie 136
EN