Guarda-rios... mais um...




É impossível deixar de colocar aqui esta magnífica ave sempre que me dá uma oportunidade de a fotografar.
Esta bela fêmea permitiu-me, pela primeira vez, estar tanto tempo (uns 20 minutos) tão perto desta espécie.
Depois de instalar cuidadosamente o abrigo e colocar um ramo seco a uns 4 metros, na esperança que algum Guarda-rios resolvesse lá pousar, comecei com o chamamento. Uns 5 minutos depois, esta fêmea, procurando responder ao chamamento e ver quem era o colega ou intruso que por ali andava na sua área de caça, passou uns 20 minutos a voar mesmo na frente da minha rede de camuflagem, a pousar e levantar na árvore que me servia de abrigo, mesmo por cima de mim e sem me dar hipóteses de a fotografar, já que tinha a câmara montada e apontada ao tal ramo que espetei junto à água, ramo esse que se recusava usar como pouso. Mantive sempre o chamamento e, muitas vezes, voava em minha direcção e peneirava a 30 cm de mim, separada só pela rede de camuflagem tentando pousar na objectiva. Foi uma experiência fascinante.
Quando já perdia a esperança de a fotografar, mas satisfeito com o espectáculo a que assistia, eis que esta amiga percebe que a ideia era aterrar no poleiro para que eu a pudesse fotografar.
E assim foi... Deixei-a em paz para que numa próxima visita não se importe de posar novamente para mim.
É por isto que vale a pena fazer este tipo de fotografia... Só por isto!



(Fotografado em: 29.08.2009)