Coelho-europeu; Coelho-bravo

Oryctolagus cuniculus

ORDEM: Lagomorpha
FAMÍLIA: Leporidae
GÉNERO: Oryctolagus
ESPÉCIE: O. cunuculs
Mamífero com 34 a 45cm de comprimento, que se encontra disseminado por todo o País.
É encontrado em diferentes tipos de habitats que vão desde os terrenos secos e arenosos, às planícies e pastos, parque e zonas montanhosas.
Normalmente mais activo ao início do dia, vive em colónias e habita em luras que a própria colónia constrói. Se formos mais atentos num passeio pelos caminhos que ligam Fão a Apúlia, por exemplo, podemos observar nas orlas desse caminhos pequenos túneis na vegetação, que servem de de percurso entre as suas tocas e os locais de alimentação, usando quase sempre os mesmos percursos para esse fim. Encontramos também pequenos buracos escavados no chão, marcas da sua passagem na procura de raízes e pequenos tubérculos para se alimentarem. Ervas, cascas de árvores e frutos, fazem também parte da sua dieta, que é exclusivamente herbívora.
Aqui, no Sul da Europa, procriam todo o ano. Têm 4 a 6 partos por ano, a gestação tem a duração de 4 a 5 semanas e as ninhadas são compostas por 4 a 7 crias que nascem sem pêlo e cegas. São amamentadas durante 4 semanas, tornando-se independentes a partir dessa altura.
As colónias são bem organizadas, chegando a haver combates rituais para estabelecer hierarquias dentro do grupo. Defendem o território da colónia ferozmente, podendo mesmo causar ferimentos graves nos invasores.
(Fotografado em: 23.06.2009)
(Localização: 41°29'56.33"N - 8°45'57.44"W)

Espécie 130
NT