Maçarico-de-bico-direito - Black-Tailed Godwit

Limosa limosa



ORDEM: Ciconiiformes
FAMÍLIA: Scolopacidae
GÉNERO: Limosa
ESPÉCIE: L. limosa
Esta ave limícola de tamanho relativamente grande, de 40 a 44 cm de comprimento e 70 a 82 cm de envergadura, é uma migradora de passagem e invernante, apesar de alguns indivíduos que não são reprodutores permanecerem em Portugal durante o período de Verão.
É uma ave que tem o estatuto de comum no nosso território, sendo que as nossas zonas húmidas recebem uma grande percentagem destas aves que invernam na costa oeste da Europa.
Habitam em pântanos, estuários, terrenos alagados, salinas e arrozais.
Alimentam-se de invertebrados, anelídeos, moluscos, crustáceos, girinos, ovos de peixe e de anfíbios. Sondam o terreno com o grande bico à procura do alimento, conforme se pode observar na foto.
O ninho é feito no solo numa cavidade, disfarçado pela vegetação rasteira.
Faz uma postura entre Abril e Junho com 4 ovos verdes com manchas castanhas. A incubação dura 22 a 24 dias e as crias activas e penugentas, efectuam o primeiro voo às 4 semanas.
Também é conhecida por: Milharenga, Milhurengo, Milherengo, Mulharenga e Parda.
(Fotografado em: 23.09.2008)
(Localização: 41°30'43.80"N - 8°46'4.91"O)

Espécie 100
LC

ESTA FOTO REPRESENTA A CENTÉSIMA ESPÉCIE FOTOGRAFADA EXCLUSIVAMENTE NA MINHA TERRA. É UM NÚMERO IMPORTANTE PARA MIM, ATÉ PORQUE A GRANDE MAIORIA DAS ESPÉCIES SÃO AVES. ESTE NÚMERO REPRESENTA MUITAS HORAS DE CAMPO, DE TEMPO GANHO JUNTO DA NATUREZA. OBRIGADO A TODOS PELAS VISITAS A ESTE BLOG, POIS REPRESENTAM UM GRANDE INCENTIVO.