Cegonha-branca - White stork

Ciconia ciconia

ORDEM: Ciconiiformes
FAMÍLIA: Ciconiidae
GÉNERO: Ciconia
ESPÉCIE: Ci. ciconia
Hoje tive o privilégio de ver sobrevoar sobre Fão, duas Cegonhas-brancas! Devem ser os indivíduos que nidificaram há um par de anos a muitos poucos quilómetros de Fão, e que será um dos ninhos mais a norte do nosso território.
É uma ave grande, com altura de 100 a 125 cm de altura e envergadura de 180 a 218 cm.
Nidifica em quase toda a Europa, no NW de África e Médio Oriente e também na África Austral.
Em Portugal, nidifica em 14 distritos e é no Sul onde se registam as maiores densidades de casais nidificantes.
O Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal atribui-lhe o estatuto de vulnerável. A destruição do seu habitat, a intensificação da agricultura e abandono de práticas agrícolas tradicionais, e a contaminação química das cadeias alimentares são os principais motivos de ameaça.
No Inverno e porque o alimento vai faltando em maior parte das áreas onde nidificam, muitas Cegonhas de diversas origens, que optam por permanecer no nosso território, concentram-se em zonas húmidas do litoral, sobretudo próximo de arrozais, onde o alimento é abundante, sobretudo o Lagostim-vermelho e anfíbios. As lixeiras também têm alguma importância na sua alimentação durante este período do ano.
A sua dieta é, no entanto, variada. Insectos, anfíbios e pequenos mamíferos e por vezes répteis, fazem parte da sua alimentação, tendo influência a região onde se encontram.
Podem alimentar-se sozinhas ou em grupo.
Nidificam tanto isoladas como em colónias, e formam casais monogâmicos. Utilizam o mesmo ninho ao longo dos anos, pelo que estes, podem atingir tamanhos e pesos consideráveis.
O ninho é construído em chaminés, torres de igrejas e postes de electricidade. No entanto, e é caso único do mundo, na Costa Vicentina e Sudoeste do Alentejo, alguns casais nidificam em escarpas na costa e pequenas ilhotas.
Fazem uma postura por ano entre Março e Maio, com 3 a 5 ovos brancos. e a incubação tem a duração de 29 a 30 dias. As crias são indefesas e penugentas e fazem o seu primeiro voo aos 53 a 55 dias. Ambos os progenitores alimentam as crias e costumam adoptar um postura de asas abertas para fazer sombra sobre as crias e, assim, as protegerem do calor do sol.
(Fotografado em: 27.09.2008)
Espécie 102
LC