Calopteryx virgo


Esta libelinha pertence à ordem Ordonata, uma ordem muito antiga de insectos. Existem dois grandes grupos:
Os Zigópteros que são mais pequenos e frágeis, com os dois pares de asas muito semelhantes entre si. São habitualmente designados por libelinhas, como é o caso nesta foto.
Por outro lado, os Anisópteros são espécies maiores, mais robustas, com as asas posteriores mais largas que as anteriores. São as libélulas.
As libelinhas e algumas libélulas fazem a postura no interior de plantas aquáticas. No entanto, a maior parte das libélulas deixa os ovos cair sobre a água ou sobre a vegetação submersa.
O desenvolvimento dos ovos pode demorar alguns dias ou alguns meses, tudo depende das espécies ou das condições ambientais.
As larvas nascem na Primavera ou no Verão e o seu crescimento pode durar apenas algumas semanas nas libelinhas, enquanto que nas libélulas pode prolongar-se por dois ou mais anos.
As larvas alimenta-se de vermes, crustáceos, larvas de outros insectos, larvas e girinos de anfíbios e até pequenos peixes.
A metamorfose final dá-se na vegetação das margens fora da água. Depois de um pequeno período de repouso, a pele da larva rasga-se deixando sair a cabeça e o tórax do animal adulto. Uns minutos depois é a vez do abdómen se libertar do invólucro. Depois, as asas estendem-se e o corpo engrossa até alcançar o tamanho normal.
A Calopteryx virgo vive em ribeiras de águas correntes bem oxigenadas, onde os adultos podem ser avistados até ao final do Verão. As suas larvas hibernam no meio de raízes submersas e só na
Primavera seguinte é que se transformam em adultos.
São insectívoros como todos os Odonatos e passam o dia a caçar moscas, mosquitos, abelhas, borboletas e até outros Odonatos de tamanho inferior. As presas são capturadas em voo sobre a água ou entre a vegetação.
Estes insectos são alimento para aves como as andorinhas, os abelharucos, os patos, as garças, alguns falcões ou o guarda-rios.
A vida adulta destes insectos é normalmente muito curta, apenas alguns meses entre a metamorfose primaveril e os primeiros tempos frios do Outono, exceptuando algumas espécies raras cujos adultos hibernam. Os adultos imaturos por vezes afastam-se bastante do ambiente aquático onde nasceram, comportamento que deve estar relacionado com a procura de novos territórios.
(Localização: 41°30'37.89"N - 8°45'33.05"O)
Espécie 76