Licranço; Cobra-de-vidro

Anguis fragilis



ORDEM: Squamata
SUBORDEM: Sauria
FAMÍLIA: Anguidae
GÉNERO:
Anguis
ESPÉCIE: A. fragilis
Apesar do seu aspecto, e de ser vulgarmente conhecida como tal, este animal não é uma cobra. Trata-se, na verdade, de um lagarto. É um réptil da ordem dos Sáurios, com membros ausentes e pertence à família dos Anguídeos. E das características que distinguem as cobras dos lagartos destacam-se as seguintes:
- os lagartos possuem pálpebras móveis e as cobras não;
- a língua dos lagartos é dividida em vez de bifurcada, como nas cobras;
- na troca da pele dos lagartos, esta sai em farrapos, em vez da pele inteira, como ocorre nas cobras.
Os adultos podem medir, em alguns casos, 50cm de comprimento. Julga-se que será o lagarto com maior longevidade, havendo registos de indivíduos que viveram até aos 54 anos, em cativeiro.
Encontra-se activo desde Março até Novembro, sendo bastante tolerante ao frio comparada com outros répteis. Durante o período de reprodução (entre Abril e Junho) podem ocorrer lutas entre os machos.
Entre Agosto e Outubro, nascem 6 a 22 crias plenamente desenvolvidas, pois esta espécie é ovovivípara. Os machos atingem a sua maturidade sexual aos 3 anos de idade e as fêmeas entre os 4 e os 5 anos. As fêmeas sexualmente maduras não se reproduzem todos os anos.
Alimenta-se de lesmas, caracóis, minhocas, aranhas e insectos, por isso são facilmente observados em jardins e campos com ervas. Os seu principais predadores são, mamíferos (lontras, raposas, ginetas, texugos, javalis), aves de rapina, cobras e o sardão. É uma espécie completamente inofensiva e usa como mecanismo de defesa a sua capacidade de autotomia da cauda (largar a cauda).
Tem hábitos crepusculares e nocturnos, apesar de se avistar de dia com muita frequência quando as condições de humidade e temperatura são favoráveis.
É muito útil nos jardins, pois ajuda a eliminar pragas de lesmas e caracóis. Há jardineiros que deixam em determinadas zonas dos jardins placas de zinco e plásticos pretos, para que o Licranço se esconda por baixo, aproveitando o calor armazenado nesses locais, e no crepúsculo parta para a caça.
(Fotografado em: 23.05.2008)
(Localização: 41°30'38.39"N - 8°46'3.10"O)
Espécie 73
LC