Almirante-vermelho

Vanessa Atalanta

Borboleta da família Nymphalidae, os machos e fêmeas são semelhantes na sua aparência. A envergadura dos machos é de 62-73 mm e das fêmeas de 70-76 mm.
Durante os meses mais frios, o Almirante Vermelho migra para paragens mais amenas e pode chegar a percorrer mais de 2000 km para encontrar um ambiente mais favorável à sua sobrevivência. É um voador poderoso, podendo mesmo deslocar-se durante a noite.
Esta é uma das maiores borboletas da América do Norte e Europa. Está presente na Europa meridional, no Norte de África e na Ásia. Em Portugal é bastante frequente podendo ser observada em todo o País.
Os adultos preferem espaços abertos com flores, bosques, prados, jardins e florestas pouco densas.
Esta espécie usa técnicas de camuflagem para escapar aos seus predadores. Quando pousa em campo aberto e em rochas mantém as asas fechadas camuflando-se devido às cores que possui na face inferior das asas. Quando pousa em locais com flores mantém as asas abertas confundindo os predadores com o colorido da paisagem. Alimentam-se de folhas de urtiga, pequenas lagartas, néctar de flores e partes de frutas em decomposição.
A denominação Almirante Vermelho deve-se ao facto de as suas cores fazerem lembrar divisas da farda naval americana. (Adpatado de Wikipédia)
(Fotografado em 29.02.2008)
(Localização: 41°30'36.39"N - 8°45'48.42"O)
Espécie 51