Tordo-comum, Tordo-musical - Song Thrush

Turdus philomenos

ORDEM: Passeriformes
FAMÍLIA: Turdidae
GÉNERO:
Turdus
ESPÉCIE: T. philomenos
ve com um comprimento variável entre os 22 e os 24 cm, que habita sobretudo em jardins, charnecas. bosques e campos.
Alimenta-se sobretudo de vermes, caracóis, insectos e bagas.
Faz o ninho, em forma de taça, em árvores ou moitas. Com 2 a 3 posturas entre Março e Junho, de 4 a 6 ovos azul-claros e manchas pretas, a incubação tem a duração de 11 a 15 dias. As crias, indefesas e penugentas, fazem o seu primeiro voo entre os 12 e os 16 dias. Atingem a idade adulta ao fazer o primeiro ano.
A Portugual acorrem indivíduos da Escandináva, Alemanha, Suíça, Polónia, do Reino Unido e Irlanda. Há também indivíduos que migram inicialmente para os Países Baixos, Bélgica e Noroeste de França, deslocando-se em Dezembro/Janeiro para Portugal e Espanha.
A migração para Sul começa em Agosto, sendo o período mais forte de Setembro a Novembro. Regressam a Norte entre finais de Março e meados de Abril, às vezes mais tarde. Esta ave só migra quando é necessário e só quando as condições não são favoráveis, não permitindo sobrevivência.
É uma espécie monogâmica e a formação de novos pares, ao que parece, está dependente da migração.
Durante a época de reprodução, o canto do macho concentra-se durante o início da manhã e o fim da tarde, para demarcar o seu território que defendende de modo agressivo na presença de intrusos.
É uma espécie que tende a ser solitária, com excepção da altura de migração onde podem ser observados grandes bandos.
(Fotografado em 24/02/2008)
(Localização: 41°30'40.87"N - 8°46'1.67"O)
Espécie 48
LC