Borboleta da couve

Pieri rapae

É uma das borboletas mais comuns em toda a península Ibérica, sendo das primeiras espécies a ser observada na Primavera e uma das últimas a desaparecer no Outono.Os machos só têm uma mancha negra em cada asa, enquanto as fêmeas têm duas.
Cientistas descobriram que certas lagartas produzem e segregam os seus próprios repelentes de insectos. Este mecanismo de defesa pode explicar como estes insectos conseguem distribuir-se em tantos e diferentes locais.
Nativa da Europa foi introduzida no Canadá por volta de 1860 e posteriormente em toda a América do Norte. No intuito de entender a sua imensa capacidade de adaptação, os cientistas investigaram as propriedades de um fluido oleoso que o animal segrega, e é espalhado por todo o seu corpo. A equipa determinou que os químicos são semelhantes àqueles usados por plantas para se defenderem contra insectos e doenças.
Formigas que entram em contacto com a lagarta de Pieri rapae passam mais tempo a limpar-se do que aquelas que entraram em contacto com lagartas de outras espécies que não produzem tal substância. Quando foi dada a oportunidade para que as formigas escolhessem dois alimentos - um ovo que foi adiccionado uma versão sintética da secreção e um ovo controle (sem a substância)– as formigas preferiram o último, sugerindo que o fluido das lagartas serve como uma substância corrosiva.
Efectivamente, os autores concluíram que “a secreção pode ser claramente efectiva contra outros artrópodos, além de formigas, incluindo os inimigos naturais das lagartas, como vespas, besouros, aranhas e parasitóides.
(Localização: 41°30'37.74"N - 8°45'55.20"O)
Espécie 40