Sardão, Lagarto-ocelado

Lacerta lepida



ORDEM: Squamata
FAMÍLIA: Lacertidae
GÉNERO:
Lacerta
ESPÉCIE: L. lepida
É o maior lacertídeo da nossa herpetofauna, podendo atingir entre 150 a 260 mm de comprimento cabeça-corpo. Aspecto geral robusto com fortes membros pentadáctilos. A cabeça é grande e robusta, com mandíbulas fortes. A cauda, que possui a mesma cor do dorso, é bastante comprida, podendo atingir duas vezes o comprimento do corpo. A cor dorsal de fundo é esverdeada ou amarelada, com um profuso reticulado escuro. Nos flancos apresenta várias séries de grandes manchas ou ocelos azuis.
Espécie activa entre Março e Outubro. Durante os meses de Verão, permanece inactiva nas horas mais quentes do dia, podendo apresentar actividade nocturna. Utiliza como refúgio tocas escavadas por si ou aproveita as de outros animais, ou ainda cavidades naturais. Durante a época de reprodução, que ocorre na primavera, acentua-se o carácter territorial dos machos, sendo frequente a ocorrência de lutas violentas entre eles. A sua dieta baseia-se, essencialmente, em invertebrados, tais como escaravelhos, borboletas, gafanhotos, abelhas, aranhas e centopeias, e é complementada com vegetais e frutos. Além disso pode também capturar lagartixas e pequenos mamíferos. Captura ovos e crias de aves. É predado por aves de rapina, cegonhas, garças, cobras e vários mamíferos carnívoros. Quando se sente encurralado, quer por um predador quer pelo Homem, adopta uma posição característica: eleva a cabeça e abre muito a boca, podendo mesmo chegar a morder.
Em Portugal ocorre em todo o território desde o nível do mar até aos 1800 mt, na Serra da Estrela. Pode ser encontrada nos areais costeiros, charnecas, matagais, terrenos cultuvados e bosques. Prefere zonas com abundância de refúgio e evita os lugares húmidos e sombrios.
(Fotografado em 02.06.2007)
(Localização: 41°31'56.78"N - 8°47'22.99"O / 41°30'26.27"N - 8°45'59.42"O)
Espécie 29
LC