Sapo-comum

Bufo bufo


ORDEM: Anura
FAMÍLIA: Bufonidae
GÉNERO:
Bufo
ESPÉCIE: B. bufo
É o maior anuro da fauna portuguesa. Sapo robusto que, em geral, mede 60 a 150 mm de comprimento, embora algumas fêmeas possam atingir cerca de 220. Cabeça grande, de forma mais ou menos arredondada e focinho curto. Coloração dorsal bastante variável, podendo encontrar-se indivíduos de tonalidade acastanhada ou bege. Alguns indivíduos são uniformes, mas outros apresentam frequentemente no dorso manchas amareladas, esbranquiçadas ou negras de tamanho variável.
Possui hábitos essencialmente crepusculares e nocturnos, mas em dias húmidos e chuvosos pode também apresentar alguma actividade durante o dia. A sua reprodução ocorre normalmente entre Novembro e Abril. Os adultos recorrem à água somente no momento da reprodução, realizando para isso, longras migrações, podendo percorrer vários quilómetros em busca do local de reprodução, que por norma é o mesmo todos os anos.
Normalmente podem viver entre 7 a 10 anos, mas existem registos que sugerem uma longevidade superior. Em cativeiro podem viver mais de 30 anos. A sua alimentação consiste essencialmente em centopeias, escaravelhos, moscas, borboletas, lesmas, minhocas e mesmo outros anfíbios. Os seus principais predadores são as cobras-de-água, as víboras, alguns mamíferos, como a lontra e o toirão e diversas aves, entre as quais se destaca a águia-calçada, a águia-cobreira e os milhafres-
Zonas agrícolas, zonas de montanha, montados e bosques de caducidófilas, desde o nível do mar até aos 1870 mt de altitude nas Serra da Estrela.
(Fotografado em 2005)
(Localização: 41°30'36.84"N - 8°46'3.60"O)
Espécie 18
LC