ANILHAGEM

ANILHAGEM CIENTÍFICA DAS AVES
A anilhagem científica é um método de investigação que se baseia na marcação individual das aves. Qualquer registo de uma ave anilhada, obtido através da sua recaptura e posterior libertação ou quando a ave é encontrada morta, poderá fornecer-nos muita informação acerca da vida dessa ave e, em particular, sobre os seus movimentos.
A análise das deslocações das aves anilhadas permite definir as suas rotas migratórias e as áreas de repouso e paragem, disponibilizando deste modo informação crucial para o planeamento de sistemas integrados de áreas protegidas para a avifauna. Paralelamente, com base na informação recolhida através da recaptura de aves anilhadas, pode obter-se um conjunto de parâmetros populacionais (e.g. taxa de sobrevivência, sucesso reprodutor), essenciais para determinar as causas das variações numéricas das populações de aves.
Durante os seus longos voos, as aves migradoras deslocam-se livremente através das fronteiras políticas dos Estados, devendo por isso ser encaradas como património colectivo da comunidade internacional. A criação de uma rede internacional devidamente coordenada de estações de anilhagem e de Centrais Nacionais de Anilhagem, foi indispensável para uma gestão correcta e eficaz da anilhagem científica na Europa. in "pqt.naturlink.pt/anilhagem.html"



  • As imagens seguintes mostram uma sessão de anilhagem de aves, coordenada pelo biólogo Paulo Mota, do Parque Natural do Litoral Norte, onde participaram alunos do curso de Turimo Ambiental e Rural, da Escola Profissional de Esposende e foi realizada entre Fão e Apúlia. São feitas várias anilhagens ao longo do ano nesta área. As fotos seguintes mostram algumas das fases do processo: limpeza e preparação do terreno, montagem das redes, retirar das redes as aves capturadas para recolha dos dados e devolução à liberdade.
  • Preparação do terreno e montagem das redes

  • Aves capturadas

  • Anilhagem e pesagem

  • Regresso à liberdade

(Fotografado em 2005)
(Localização: 41°30'0.48"N - 8°46'1.07"O)