Vison-americano

Mustela vison
O visão-americano, também conhecido como vison, é um pequeno carnívoro pertencente à Família dos Mustelídeos...
O comprimento total do corpo varia entre os 30 e 47cm e a cauda entre os 13 a 23 cm (sendo os machos ligeiramente maiores do que as fêmeas). Os machos pesam quase o dobro das fêmeas (de 0.68 a 2.3kg os machos e de 0.79 a 1.09 kg as fêmeas).
Pode-se confundir com o visão-europeu (que não existe em Portugal), que é normalmente mais pequeno do que o americano e que para além de ter o queixo e garganta brancos, tem também o lábio superior desta cor.
Foi deliberadamente introduzido em muitos locais da antiga União Soviética. No resto da Europa, fugas de cativeiro fizeram com que se estabelecessem populações viáveis no Oeste da Islândia, em grande parte das ilhas Britânicas, na Escandinávia e existindo núcleos populacionais em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Holanda. Actualmente na Europa esta espécie está em expansão.
Em Portugal pensa-se que terá sido introduzido há menos de 50 anos... Parece ser uma espécie pouco abundante no nosso País, mas a população aparenta estar em crescimento.
Prefere florestas e matos aluviais muito húmidos. Vive assim perto de riachos, lagos, pântanos e paúis, mas também pode habitar zonas costeiras (normalmente rochosas) e estuários. Prefere zonas de vegetação densa. Geralmente ocupa as tocas de outros animais, mas também pode escavar o seu abrigo. Estes costumam ser em buracos de troncos, debaixo de raízes de árvores ou pedras e em fendas entre as rochas.
É um predador oportunista e consome as presas mais abundantes e acessíveis. 
Alimenta-se principalmente de pequenos mamíferos, peixes, anfíbios, répteis e lagostins. Também se alimenta de insectos, vermes e pequenas aves. No Verão e no Outono, o lagostim parece ser um item alimentar bastante importante.
O acasalamento ocorre de Fevereiro a Abril, ocorrendo os nascimentos nos finais de Abril e durante Maio. Esta espécie, tal como a maioria dos mustelídeos, possui ovo-implantação retardada tendo as fêmeas uma ninhada por ano. A gestação total varia entre os 45 e os 70 dias, sendo a verdadeira de 28 a 33 dias. Nascem geralmente entre 4 e 6 crias por ninhada e os cuidados parentais são dados exclusivamente pela fêmea. O desmame acontece entre as 5 e as 6 semanas de vida e a saída das tocas e primeiras caçadas verificam-se entre as 7 e 8 semanas. No Outono, os juvenis separam-se da mãe.
As fêmeas são sexualmente maturas aos 12 meses e os machos aos 18. Em cativeiro vive entre 8 e 10 anos, mas na natureza costuma viver menos tempo.
Trata-se de um animal geralmente solitário, que só procura os seus congéneres para se reproduzir. É principalmente nocturno e crepuscular, mas pode por vezes estar activo durante o dia. Concentra a sua actividade ao longo dos cursos de água e os seus territórios têm entre 1 a 6 Km de extensão. Por noite pode deslocar-se até 25 Km para procurar comida. É um excelente nadador, pode mergulhar até profundidades de 5 a 6 m e nadar debaixo de água até distâncias de 30m.
in "http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=55&cid=3745&bl=1&viewall=true"

(Fotografado em: 22.08.2011)
Espécie 168